Conheça tudo sobre os diferentes tipos de Seguro de Vida

Existem diferentes tipos de Seguro de Vida, o que faz com que a escolha nem sempre seja fácil. Saber como funcionam e quais as proteções associadas é o primeiro passo para uma escolha acertada que vá ao encontro das suas necessidades.

Ao ler o nosso artigo, ficará a saber quais os principais tipos de Seguro de Vida e para que servem, quais as coberturas e como funcionam e, ainda, como analisar as proteções.

Segurança com seguro de vida

Quais os principais Tipos de Seguro de Vida?

De uma forma geral, um Seguro de Vida tem como objetivo salvaguardar, a nível económico, a Pessoa Segura e os seus Beneficiários em caso de morte ou de invalidez, causada por doença ou acidente.

Ao partilhar ou transferir os riscos para uma Seguradora, a Pessoa Segura mitiga o impacto de uma morte prematura ou de uma longevidade mais extensa que acarreta custos acrescidos, relacionados com doenças, por exemplo.

Os Seguros de Vida podem ser classificados, sobretudo, de acordo com a sua finalidade. Neste caso, existem 2 principais tipos de Seguro de Vida:

- Para proteção pessoal e familiar;

- Para proteção de bens - são associados a empréstimos, sendo o mais comum o Crédito à Habitação.

Existem ainda outros tipos de Seguro de Vida associados a empréstimos, como é o caso dos relacionados com os créditos pessoais. Este tipo de Seguro de Vida pode ser feito quando se pretende adquirir um carro, por exemplo. Outra variante dos Seguros de Vida são os Seguros de Vida para Empresas, destinados aos seus colaboradores.

Para que servem os diferentes Tipos de Seguro de Vida?

Os Seguros de Vida, regra geral, servem dois grandes propósitos: a proteção pessoal e familiar e a salvaguarda do imóvel. Seja qual for o tipo de Seguro de Vida que estejamos a falar, o impacto na vida dos Segurados é real, com benefícios para todos os envolvidos. Vejamos:

Tipos de seguro de vida

Seguro de Vida para proteção pessoal e familiar:

Como vimos, este tipo de Seguro de Vida garante o pagamento de uma indemnização no caso de morte ou invalidez, causada por acidente ou doença. Desta forma, assegura:

Estabilidade financeira

Na ótica da proteção pessoal, o Seguro de Vida proporciona uma maior estabilidade financeira, através da sua independência financeira. Porquê?
Em muitos casos, numa situação de invalidez, o Segurado vê-se privado de uma fonte de rendimento com a qual estava habituado a contar. A indemnização paga vai permitir a sua independência financeira, o que irá ajudar a manter a sua qualidade de vida.

Bem-estar da sua família

Do ponto de vista da proteção familiar, o Seguro de Vida garante o bem-estar do seu agregado familiar. Veja:
Em caso de morte, os seus familiares (ou os beneficiários que indicar) recebem a indemnização. Mesmo estando ausente, com este apoio financeiro, conseguirá garantir o bem-estar das pessoas que lhe são importantes.

Seguro de Vida Crédito Habitação:

Este tipo de Seguro de Vida é celebrado quando se recorre a um crédito habitação. Apesar de não ser obrigatório, os bancos exigem a contratação deste seguro. Assim, o Seguro de Vida Crédito Habitação permite a:

Garantia do pagamento do Crédito Habitação

Em caso de morte ou de invalidez, a dívida associada ao empréstimo do imóvel é paga, garantindo que continua a ser o proprietário da sua habitação. Desta forma, a sua estabilidade financeira e a da sua família é preservada.

Proteção do imóvel

Ao garantir o pagamento da dívida, preserva o seu imóvel, o que permite manter a sua qualidade de vida e a da sua família.

Tanto para proteger a si ou a sua família, quanto para preservar o seu imóvel, o Seguro de Vida garante a estabilidade financeira num momento frágil, sendo assim mais fácil ultrapassar as dificuldades.

Quais as coberturas dos diferentes Tipos de Seguro de Vida?

As coberturas estão relacionadas com a proteção que o Seguro de Vida garante. E essas coberturas variam de acordo com o tipo de Seguro de Vida que pretende contratar.

A análise das coberturas permite identificar quais são os melhores tipos de Seguro de Vida. Vamos agora explicar como funcionam as coberturas e quais as proteções que deve ter especial atenção.

Morte:

É a cobertura base de qualquer tipo de Seguro de Vida. Com esta cobertura, a Seguradora paga a indemnização em caso de morte, resultante de acidente ou doença.

Invalidez:

Existem dois tipos principais de cobertura de invalidez: a Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e a Invalidez Total e Permanente (ITP).

Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD):

A indemnização é paga quando, na sequência de um acidente ou de uma doença, o Segurado fica impossibilitado — de forma permanente — de exercer qualquer tipo de atividade remunerada. É necessário, ainda, que dependa do apoio de terceiros para realizar as suas atividades básicas diárias, como comer, alimentar-se ou vestir-se.

Invalidez Total e Permanente (ITP):

É uma cobertura mais abrangente que a IAD por isso oferece uma proteção maior. Aqui, a indemnização é garantida, quando, por doença ou acidente, o Segurado fique incapaz de realizar a sua atividade profissional, conforme os seus conhecimentos. O grau de incapacidade deverá ser superior a 60% ou a 65% (dependendo da Seguradora), seguindo por norma os critérios da Tabela Nacional de Incapacidade.

Morte por Acidente:

Esta cobertura garante, no caso de morte por acidente, o pagamento de uma quantia suplementar ao Capital Seguro.

Morte por Acidente de Circulação:

No caso de morte por acidente de circulação, é pago um valor adicional ao Capital Seguro.

Doenças Graves:

Quando é diagnosticada uma doença grave, é garantido o pagamento de uma indemnização. Da lista de doenças graves fazem parte o cancro, AVC, enfarte do miocárdio, entre outras. No caso de algumas doenças graves, como o cancro, este apoio financeiro pode ser muito importante para pagar tratamentos e garantir uma melhor qualidade de vida.

Como analisar as proteções dos diferentes Tipos de Seguro?

O que faz com que um tipo de Seguro de Vida seja melhor que outro é o nível de proteção que oferece. Um Seguro de Vida vantajoso é aquele que oferece o máximo de proteção, com o mínimo de exclusões, por um valor justo.

Para saber qual o melhor Seguro de Vida para si, basta pedir uma simulação do Seguro de Vida.

A decisão final fica ao seu critério. Mas, há múltiplas razões para confiar na EXS:

  • Acumula mais de 25 anos de experiência;
  • Integra o TOP 10+ no setor de Serviços Financeiros e Seguros (2020);
  • Pertence ao TOP 5% das Melhores PME de Portugal.

Simular Seguro de Vida Crédito Habitação

Artigos Relacionados

Vida Crédito Habitação 2 min

Conheça as opções de Seguro de Vida a associar ao Crédito Habitação

Ao Subscrever um Seguro de Crédito Vida Habitação pode optar por duas...
Vida Crédito Habitação 2 min

Seguro de Vida Habitação mais barato para si. Saiba como Escolher.

Sendo um encargo obrigatório para a maioria das entidades credoras,...
Vida Crédito Habitação 2 min

Transferência Seguro de Vida Crédito à Habitação. 5 Dicas Essenciais!

O Decreto-Lei nº 222/2009 trouxe mudanças importantes para os...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?