Um seguro de vida crédito habitação pode parecer um compromisso para a vida. Muitas pessoas pensam assim por desconhecimento, mas a lei diz o oposto.

Sabia que pode mudar o seguro do banco para outra seguradora e poupar no prémio de seguro? Em alguns casos, esta transferência traduz-se numa poupança que chega aos 60%.

Descubra neste artigo porque é mais vantajoso ter o seguro numa seguradora independente, mantendo (ou mesmo aumentando) o nível de proteção e começar já a pagar menos!

 

Transferir o Seguro de Vida Crédito Habitação: dúvidas e mitos

É recomendável ter um seguro de vida, mas obrigatório se fizer um crédito para habitação.

Os bancos impõem a contratação deste produto na subscrição de um empréstimo e, regra geral, sugerem a contratação do mesmo com eles.

Um seguro de vida crédito habitação significa que aquela entidade ficará com a responsabilidade de liquidar o montante do empréstimo, à data do sinistro. Em contrapartida, os subscritores pagam um prémio de seguro.

Contudo, não é obrigatório manter um contrato oneroso e aceitar a proposta do banco, se não for vantajoso. Existem alternativas mais económicas e é importante usar o mercado a seu favor.

 

Base legal para a Mudança de Seguro

O Decreto-Lei nº 222/2009 contempla esta possibilidade, tanto nos novos contratos como nos antigos:

“Se o seguro foi constituído em garantia, o tomador do seguro pode celebrar novo contrato de seguro com outro segurador, mantendo as mesmas condições de garantia, sem consentimento do credor (...) os interessados têm o direito de optar pela contratação de seguro de vida junto da empresa de seguros da sua preferência”.

A maior dúvida associada à transferência de um seguro de vida aquando da compra de um imóvel é a penalização do spread. Na maioria dos casos, isto não acontece.

As instituições bancárias podem ainda oferecer bonificações no spread do crédito ao subscrever um seguro do banco, mas ainda que este cenário se coloque, a mudança pode compensar.

O valor da penalização do spread pode ser mais baixo do que o novo seguro.

Contudo, existem condições para transferir o seguro de vida associado ao crédito à habitação e evitar penalizações. É importante respeitar os requisitos contratualizados.

Vejamos então quais os principais benefícios que ganha ao transferir o seu seguro.

 

Seguro de Vida Crédito Habitação: Descubra as vantagens de trocar para uma seguradora

Poupança no prémio mensal

A principal vantagem é ao nível de poupança.

Ao transferir o seguro, reduz o valor do prémio em dezenas de euros por mês. Contabilizando este valor pelos anos que faltam até ao final do empréstimo, a poupança é significativa.

Pode significar a constituição, por exemplo, de um fundo de emergência com o dinheiro que poupa.

 

Mais proteção com menores custos

Ao mudar o seguro de vida crédito habitação pode manter, ou mesmo melhorar, o plano de proteção e ainda poupar na mensalidade do prémio.

Tem a possibilidade de contratar novas coberturas e evitar exclusões. Por exemplo, ampliar o seguro e incluir a proteção à família.

Outra vantagem de transferir o seguro, é procurar o que melhor se adapta a si e ao seu agregado familiar.

Algumas seguradoras no mercado são competitivas nas cláusulas de invalidezes, outras centram-se nas ofertas relacionadas com os prémios de seguro, ou ainda na idade dos segurados.

A escolha é sua! Negoceie e avalie outras opções no mercado.

 

Por que razão o Seguro de Vida Crédito Habitação pode ser mais barato numa seguradora?

As instituições bancárias apresentam aos clientes um produto convencionado com determinado parceiro. Já os mediadores de seguros analisam diversas opções no mercado e apresentam as melhores soluções aos seus clientes.

Esta é a grande diferença e que permite oferecer preços competitivos!

Os mediadores de seguros têm protocolos e contactos privilegiados, logo beneficiam das melhores condições do mercado.

A EXS oferece-lhe o melhor preço porque compara os prémios de 24 seguradoras nacionais e sugere-lhe a melhor oferta de acordo com o seu caso.

Não se trata de uma solução ou pacote geral. Por isso, existe a possibilidade de ficar a pagar menos de metade do valor do seu seguro atual.

Experimente realizar uma simulação de seguro de vida crédito habitação gratuita e verifique o nível de poupança.

Neste processo são analisadas variáveis, tais como:

  • Capital em dívida;
  • Vigência do contrato de concessão de crédito;
  • Idade das pessoas seguradas;
  • Saúde;
  • Atividade Profissional;
  • Entre outras.

Qualquer pessoa pode realizar a transferência, mas o aconselhamento de especialistas é uma mais-valia.

Para além de conhecerem o mercado, as seguradoras ajudam a ultrapassar uma das principais barreiras à mudança: a inércia!

A EXS é pioneira no produto vida habitação e líder de mercado desde 2014. Tratamos da transferência do seu seguro, de forma simples e descomplicada.

 

Reduza o prémio do seguro de vida crédito habitação!

+ info
Partilhe