Sabia que pode mudar o seguro de vida crédito habitação em qualquer altura e que, na maioria dos casos, esta decisão não agrava o seu spread? Ao estudar o mercado, poderá reduzir os encargos com o seu seguro de vida crédito habitação até 60% face ao que paga atualmente.

Se está a ponderar transferir o seguro de vida crédito habitação é porque não está satisfeito com o seu plano atual. Em três passos explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para mudar de seguradora.

 

1. Consulte as condições que acordou com o banco quando pediu o crédito à habitação

Há instituições bancárias que estabelecem no contrato uma penalização do spread em caso de transferência do seguro de vida crédito habitação. No entanto, o agravamento do spread é geralmente inferior à poupança no seguro.

A maior parte dos bancos não obrigam os clientes a subscrever um seguro na sua própria seguradora, pelo que, não existe qualquer penalização do spread se quiser poupar no seu seguro de vida.

 

2. Consulte a apólice para conhecer as coberturas do seu seguro de vida atual

A cobertura base apenas engloba proteção para uma Invalidez Absoluta e Definitiva (em que o seguro só pode ser acionado se estiver em "estado vegetativo”). A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) aconselha uma cobertura mais alargada, que considere a Invalidez Total e Permanente. Na EXS, pode comparar outras coberturas complementares e simular quanto pode poupar ao transferir o seu atual seguro (qualquer que seja a modalidade).

 

3. Comunique ao banco o cancelamento do seguro de vida crédito habitação

Para formalizar o cancelamento do serviço deverá fazê-lo com um pré-aviso de 30 dias, relativamente ao início do seu novo seguro, através de carta registada com aviso de recepção. Assim que tiver consigo a sua nova apólice deverá ainda encaminhá-la para o seu Banco. Esta ação não dispensa uma leitura atenta das condições gerais do contrato do seu seguro.

 

Na EXS analisamos o seu caso e tratamos da burocracia, sem custos associados.

 

 

Próximo artigo: O que considerar na escolha do seguro de vida crédito habitação?

 

artigo 1: Guia para seguro de vida crédito habitação

artigo 2: Quais os tipos de seguro de vida crédito habitação?

artigo 3: Conheça a história do Paulo, da Marta e do Miguel

artigo 6: Como poupar com um seguro de vida crédito habitação?

+ info
Partilhe