Sabia que pode mudar o seguro de vida crédito habitação em qualquer altura e que, na maioria dos casos, esta decisão não agrava o seu spread? Ao estudar o mercado, poderá reduzir o seu seguro de vida crédito habitação até 60% face ao plano de proteção que está a pagar.

Se está a ponderar transferir o seguro de vida crédito habitação é porque não está satisfeito com o seu plano atual. Em cinco passos explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para mudar de seguradora.

 

1. Consulte as condições que acordou com o banco quando pediu o crédito à habitação:

 

Há instituições bancárias que estabelecem no contrato uma penalização do spread em caso de transferência do seguro de vida crédito habitação. No entanto, o agravamento do spread é geralmente inferior à poupança no seguro.

 

A maior parte dos bancos não obrigam o cliente a subscrever o seu plano de proteção e, assim, não aplicam penalização do spread. Há ainda casos em que poderá subscrever outros produtos do banco, como os PPR e cartões e, assim, manter as mesmas condições acordadas no crédito à habitação.

 

2. Consulte a apólice para conhecer as coberturas do seu seguro de vida atual:

 

A cobertura base apenas engloba proteção para uma Invalidez Absoluta e Definitiva (em que o seguro só pode ser acionado se estiver em "estado vegetativo”). A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) aconselha uma cobertura mais alargada, que considere a Invalidez Total e Permanente. Na EXS, pode comparar outras coberturas complementares e simular quanto pode poupar ao transferir o seu atual seguro (qualquer que seja a modalidade).

 

3. Comunique ao banco o cancelamento do seguro de vida crédito habitação:

 

Para formalizar o cancelamento do serviço deverá fazê-lo com um pré-aviso de 30 dias, em carta registada e com aviso de receção. No entanto, esta ação não dispensa uma leitura atenta das condições gerais do contrato do seu seguro.

 

Na EXS analisamos o seu caso e tratamos da burocracia, sem custos associados.

 

 

Próximo artigo: O que considerar na escolha do seguro de vida crédito habitação?

Como poupar com um seguro de vida crédito habitação?
Guia para seguro de vida crédito habitação
Quais os tipos de seguro de vida crédito habitação?
Conheça a história do Paulo, da Marta e do Miguel

Subscreva a nossa newsletter e conheça as nossas melhores soluções


captcha  

+ info
Partilhe