Saiba como escolher um Seguro de Saúde (se tem ou já teve uma doença)

A saúde não tem preço. De nada adianta uma vida financeira desafogada se você ou a sua família têm problemas de saúde que o impeçam de usufruir da vida em toda a sua plenitude.

Como os dois últimos anos de pandemia vieram comprovar, os imprevistos acontecem e a melhor forma de se preparar para os enfrentar é ter um Seguro de Saúde que lhe garanta um acesso rápido e cómodo aos cuidados médicos. De acordo com dados do estudo Basef Seguros, realizado pela empresa de estudos de mercado Marktest, cerca de 3 milhões de portugueses têm ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 34.3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

Saiba como escolher um Seguro Saúde

Em constante crescimento há 16 anos, este indicador sofreu um forte aumento com o aparecimento da pandemia tendo, entre 2019 e 2021, passado de 30,7% para os 34,3%, uma subida nunca antes vista num período de tempo tão curto desde que o Basef Seguros é publicado.

Apesar do número de portugueses que procuram um Seguro de Saúde estar a aumentar, ainda subsistem algumas dúvidas em relação ao alcance e dimensão deste tipo de proteção, especialmente naqueles que têm ou já tiveram uma doença.

Se pretende ter noção de como escolher um Seguro de Saúde que melhor se adeque às suas necessidades, então este artigo é para si.

Se tem ou já teve uma doença e pretende contratar um Seguro de Saúde, estes são os factores a que deve prestar atenção:

Coberturas, exclusões, doenças pré-existentes e limites de idade

Um Seguro de Saúde pode não abranger todos os tratamentos ou especialidades médicas, o que significa que podem existir riscos que estão cobertos e outros que não. Os riscos não cobertos são chamados de exclusões e podem incluir, por exemplo, cirurgias estéticas, check-ups ou tratamento de dependências.

Para além de tomar atenção às coberturas e exclusões do Seguro de Saúde que pretende contratar, é muito importante, caso tenha ou já tenha tido uma doença, quais são as regras aplicadas pela seguradora quanto a doenças pré-existentes e limites de idade, uma vez que não é obrigatório que as doenças conhecidas e declaradas no momento em que o seguro é efetuado sejam cobertas pelo mesmo.

Período de Carência

A respeito deste período de carência, a lei (Regime jurídico do contrato de seguro) diz que o contrato pode prever “um período de carência não superior a um ano para a cobertura de doenças pre-existentes”. Na maioria dos seguros de saúde este varia entre os 60 e 90 dias para Ambulatório (consultas, exames e tratamentos), Estomatologia e Hospitalização e 365 dias para parto e doenças graves.

Por isso, é importante clarificar este ponto, sobretudo se tem alguma condição que possa requerer mais cuidados médicos.

Rapidez no acesso a cuidados de saúde

Quando a saúde falha, a rapidez do atendimento é fulcral. Tome especial atenção à rede de serviços de saúde e especialidades que o seguro que pretende contratar lhe oferece e à distância a que se situam evitando, desta forma, longos períodos de espera, bem como quais os apoios domiciliários que o seguro lhe confere.

Modalidade do seguro

Os Seguros de Saúde podem vir em diferentes modalidades: os de reembolso ou de rede convencionada, e os mistos (combinação dos dois tipos de pagamentos).

No caso da modalidade de reembolso, entende-se que os segurados podem escolher qual o médico ou serviço de médicos que pretendem usufruir, ficando a cargo do segurado o pagamento total do serviço. Após o pagamento do serviço de saúde, o segurado remete o comprovativo de pagamento para a seguradora que irá reembolsar uma importância predefinida do valor.

Se o fizer dentro da Rede Convencionada, a Pessoa Segura paga um valor mínimo, acordado em apólice, através de um cartão que lhe dará acesso a uma rede com milhares de prestadores médicos os diferentes cuidados de saúde onde, entre outros, poderá ter consultas de medicina geral e de especialidade, exames clínicos e auxiliares de diagnóstico, pagando apenas a parte da despesa que não está coberta pelo Seguro.

Se o prestador ou médico não fizer parte da Rede Convencionada, terá de pagar diretamente a totalidade do serviço, sendo posteriormente reembolsado perante a apresentação da documentação.

Qual o melhor Seguro de Saúde para quem tem ou já teve uma doença?

Como referimos, as condições relativas às doenças pré-existentes são um dos fatores mais importantes a ter em conta aquando da contratação de um Seguro de Saúde se tem ou já teve uma doença.

Este é um dos pontos fortes dos seguros de saúde das seguradoras parceiras da EXS Seguros. No total, a EXS tem parcerias estabelecidas, com as principais Seguradoras (26 no total) do país, conseguindo, desta forma, garantir a solução melhor adaptada ao caso de cada segurado.

É nesta vasta oferta, que se encontra o único Seguro de Saúde do mercado português que garante proteção de qualquer que seja a doença de que o segurado padeça (mesmo as diagnosticadas antes de aderir), não tem limites de idade de subscrição ou permanência e não exige questionários médicos.

Para além disto, um Seguro de Saúde mediado pela EXS permite-lhe o acesso ao sistema de saúde privado e às suas diversas especialidades, por um preço competitivo, evitando assim longos períodos de espera, tendo uma maior capacidade de escolha e vantagens em termos de apoio domiciliário.

Fáceis de subscrever, a contratualização de um seguro de saúde por intermédio da EXS dá acesso a uma rede de mais de 16 mil parceiros de saúde e 90 hospitais espalhados por quase três centenas de concelhos do país, garante um atendimento permanente 24 horas por dia, 7 dias por semana e a EXS e a cobertura de um vasto leque de despesas independentemente da idade ou doenças pré-existentes que o segurado tenha:

  • Despesas com consultas gerais e de especialidade, em unidades hospitalares, consultório, ou no domicílio;
  • Despesas com tratamentos e exames complementares de diagnóstico;
  • Despesas relacionadas com Doenças Graves.

Se gostava de esclarecer mais dúvidas, venha connosco, conhecer uma mão-cheia de razões para escolher um Seguro de Saúde com a EXS Seguros para não pagar mais por coberturas desnecessárias.

O processo é simples, peça uma simulação através do formulário online que a EXS coloca ao seu dispor, aguarde um contacto e, receba um estudo comparativo com as melhores ofertas de 25 seguradoras sem compromisso e sem qualquer custo acrescido e sempre com um acompanhamento próximo e personalizado.

Fale com a EXS hoje mesmo. Solicite uma cotação

Artigos Relacionados

Saúde 3 min

Melhor simulador de planos de saúde

Antes de aderir a um seguro de saúde é altamente recomendável...
Saúde 2 min

Conheça 5 motivos para ter um seguro de saúde!

Ter um seguro de saúde é uma das melhores formas de beneficiar de uma...
Saúde 4 min

5 dicas essenciais de como escolher um seguro saúde.

Os tempos de atendimento no serviço público, em caso de doença ou...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?