Planos de Saúde ou Seguros de Saúde? O que deve saber para escolher a melhor proteção

A saúde é o bem mais precioso que temos, e a recente pandemia de Covid-19 mostrou-nos o quão importante é protegê-la. Quando procuramos alternativas para garantir acesso facilitado aos cuidados de saúde, somos quase sempre confrontados com duas opções: escolher um Plano de Saúde ou um Seguro de Saúde.

escolher um Plano de Saúde ou um Seguro de Saúde.

Com este artigo queremos simplificar o seu processo de decisão. No final da leitura, ficará a saber quais são as principais diferenças entre um Plano de Saúde e um Seguro de Saúde, como funciona cada um destes produtos, e quais as razões pelas quais deverá optar por um mediador na hora de subscrever os seus seguros.

planos-de-saude-ou-seguros-de-saude-o-que-deve-saber-para-escolher-a-melhor-protecao-exs.jpg

Planos de Saúde: o que são e como funcionam?

Os Planos Saúde são, na sua essência, cartões de desconto, como tantos outros que temos noutras dimensões da nossa vida. Nos hipermercados, lojas de vestuário ou livrarias… Tantos são os cartões que nos são dados para obtenção de descontos variados. O mesmo podemos dizer acerca do Plano de Saúde. Ele oferece descontos no acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde, sem limites de utilização.

Apesar da anuidade ser mais baixa do que a dos Seguros de Saúde, os Planos de Saúde apresentam uma série de limitações, sendo um dos exemplos a exclusão do internamento. Além disso, fora dos grandes centros urbanos, a rede de parceiros tende a ser insuficiente, o que dificulta a escolha de prestadores de saúde.

Contudo, há que realçar que os Planos de Saúde podem ser opção única, quando estamos perante casos de patologias pré-existentes, orçamento insuficiente ou idade muito avançada. Os planos de saúde são sem limite de idade de adesão ou permanência, e estão isentos dos períodos de carência

Seguros de Saúde: o que são e como funcionam?

Os Seguros de Saúde garantem um acesso mais fácil, rápido e cómodo aos cuidados e tratamentos médicos, evitando longos períodos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ao permitirem a realização de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de uma forma mais regular, os Seguros de Saúde ajudam a prevenir alguns cenários de doenças, e fornecem um diagnóstico mais rápido, o que pode levar a uma maior possibilidade de cura.

O pagamento dos serviços de saúde nos seguros de saúde é feito por co-pagamento dentro da rede convencionada, ou seja, através de um valor fixo predefinido. Por outro lado, também funcionam por reembolso, onde o Segurado paga a totalidade da despesa e a Seguradora reembolsa uma percentagem do valor pago pelo segurado. Há, ainda, a possibilidade do pagamento misto, que é a combinação dos dois tipos de pagamento anteriores.

Quais as vantagens do Seguro de Saúde em relação aos Planos de Saúde?

Há quem opte pelos Planos de Saúde devido ao seu custo reduzido. Mas nem tudo o que parece é…!

O Seguro de Saúde oferece garantias mais vastas, senão vejamos:

  • Disponibiliza um atendimento permanente, 24h/dia;
  • Assegura despesas relacionadas com consultas (gerais e de especialidade);
  • Garante as despesas de tratamento e exames complementares;
  • Inclui despesas relativas a Doenças Graves;
  • Oferece um conjunto alargado de coberturas que vão ao encontro das suas reais necessidades;
  • Proporciona a escolha entre milhares de profissionais que integram a rede de prestadores de cuidados médicos;
  • É válido em regime ambulatório ou internamento;
  • Permite o atendimento em unidades hospitalares, consultórios ou domicílio;
  • Apresenta flexibilidade e coberturas adequadas às necessidades.

Acresce que, com um seguro de saúde, o cliente tem ainda as características dos Planos de Saúde, por exemplo, alguns Seguros de Saúde abrangem também redes de descontos em algumas especialidades e em serviços de bem-estar, como Spas, ginásios e cuidados e tratamentos de Medicina Alternativa.

Como escolher entre um Plano de Saúde e um Seguro de Saúde?

A escolha entre um Plano de Saúde e um Seguro de Saúde vai depender sempre das suas necessidades. Se o seu principal objetivo for o acesso a consultas com descontos, o Plano de Saúde pode ser uma opção. Mas, se pretende ter uma proteção mais completa que inclua apoio em diferentes situações, o melhor é contratar um Seguro de Saúde.

exs-como-escolher-entre-um-plano-de-saude-e-um-seguro-de-saude.jpg

Para que possa fazer uma escolha consciente, sugerimos ter em atenção os seguintes passos:

1. Avalie as suas necessidades

Existem algumas perguntas que podem ajudar a avaliar quais são as suas reais necessidades, com vista a facilitar o processo de escolha. Por exemplo:

  • Quais as situações em que gasto ou posso vir a gastar dinheiro com saúde?

Veja alguns cenários possíveis:

  • consultas;
  • hospitalização;
  • parto;
  • médico ao domicílio;
  • ambulatório;
  • enfermeiro ao domicílio;
  • médico online;
  • tratamentos e exames complementares de diagnóstico, entre outros.

A resposta a esta pergunta irá ajudar a perceber melhor as suas necessidades. Desta forma será mais fácil perceber se um Plano de Saúde cobre tudo o que precisa ou se um Seguro de Saúde é o mais adequado.

2. Compare as simulações dos diversos seguros

Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável que compare as simulações de Seguro de Saúde nas melhores Seguradoras do mercado. A oferta é cada vez maior e existem produtos muito competitivos, por isso vale a pena dedicar um tempo para conhecer as diferentes opções.

Como fazer simulações de uma forma rápida e segura?

Nem sempre é fácil comparar as diferentes ofertas de Seguro de Saúde do mercado. É um processo que consome tempo, e exige conhecimento do mercado dos Seguros.
 
Imagine o que é ter que contactar dezenas de Seguradoras para encontrar a oferta mais vantajosa e que preencha as suas necessidades? E depois ter que comparar as diferentes propostas para encontrar a melhor solução? 
 
Com vista a facilitar este processo, existem empresas de mediação de seguros, como a EXS, que a custo zero negoceia as condições de Seguro de Saúde mais vantajosas, adequadas ao seu perfil de necessidades vs condição económica.
 
Com mais de 25 anos de experiência no setor dos Seguros, foi distinguida, em 2020, com o TOP 10+ no setor de Serviços Financeiros e Seguros e, ainda, como TOP 5% das Melhores PME de Portugal.
 
Ao pedir a sua simulação, a EXS irá entrar em contacto consigo para que disponibilize mais dados para uma correta simulação que consiste em:

  • Comparar as ofertas das 26 melhores Seguradoras de Portugal e verificar qual é o melhor Seguro de Saúde para o seu caso;
  • Apresentar a solução mais vantajosa, com o máximo de coberturas e pelo valor mais justo.

A EXS estará sempre à sua disposição para esclarecer todas as dúvidas.

Simular o Seguro de Saúde

Artigos Relacionados

Saúde 3 min

Melhor simulador de planos de saúde

Antes de aderir a um seguro de saúde é altamente recomendável...
Saúde 2 min

Conheça 5 motivos para ter um seguro de saúde!

Ter um seguro de saúde é uma das melhores formas de beneficiar de uma...
Saúde 4 min

5 dicas essenciais de como escolher um seguro saúde.

Os tempos de atendimento no serviço público, em caso de doença ou...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?