Quer esteja a mudar de seguro de vida crédito à habitação ou a ponderar subscrever um, tenha atenção às componentes que deve analisar detalhadamente para confirmar que está a optar pelo plano que cumpre os seus objetivos.

 

Quando tiver de tomar uma decisão tão importante, avalie o seguinte:

  • Cobertura: A cobertura base para este tipo de seguros é a proteção em caso de morte e invalidez absoluta. No entanto, é possível subscrever coberturas complementares sem comprometer a poupança. Se estiver interessado aumentar o nível de proteção conferido pela proposta base, informe-se com a EXS sobre as restantes opções de cobertura e opte pela solução que mais se adeque às suas necessidades.

  • Prémio: Confirme qual o capital seguro, assim como a possibilidade de existir um capital remanescente para proteger a sua família. É muito importante ponderar este fator à luz do valor a pagar pelo prémio de seguro. Só com estes dois fatores poderá analisar a proposta.

  • Capital seguro e período de carência: Quando contrata um seguro de vida crédito habitação, o capital seguro é pago dentro dos prazos acordados no contrato e não existe qualquer período de carência, ou seja, não existe nenhum intervalo de tempo entre o início da apólice e a proteção conferida pelo seguro.

  • Exclusões: Tome nota das situações em que o seguro de vida habitação não oferece cobertura para não ser apanhado desprevenido. É exemplo o caso de determinadas práticas desportivas (montanhismo, karaté e caça submarina) ou ferimentos auto infligidos. Nestes casos é provável que tenha de preencher um questionário específico para análise da Seguradora.

  • Pagamentos fracionados: Apesar do prémio do seguro ser anual, renovando-se anualmente e coincidindo na anuidade da apólice, é possível optar por pagamentos fracionados. Informe-se junto da EXS se é possível optar por pagamentos mensais. Na maioria das vezes é possível o pagamento fracionado sem qualquer custo extra.

  • Exames médicos: Informe-se junto da EXS quais os exames médicos necessários para a formalização de um novo seguro. A EXS assegura-lhe a realização de exames gratuitos e que os mesmos serão agendados dentro da usa disponibilidade. No entanto, na maior parte dos casos basta o preenchimento de um questionário clínico.

  • Soluções concorrentes no mercado: Consulte a EXS para conhecer, não apenas a uma, mas as várias soluções e planos de diferentes seguradoras. A EXS faz uma comparação de mercado e encontra a opção mais indicada para si, com os melhores prémios e benefícios.

 

Próximo artigo: Como poupar com um seguro de vida crédito habitação

 

Guia para seguro de vida crédito habitação

Quais os tipos de seguro de vida crédito habitação?

Conheça a história do Paulo, da Marta e do Miguel

Como transferir o seguro de vida crédito habitação?

+ info
Partilhe