Seguro incapacidade temporária: Como funciona e qual o melhor?

O Seguro para Incapacidade Temporária tem como principal objetivo garantir um apoio financeiro durante o período de tempo em que se regista a incapacidade. Regra geral, estes seguros cobrem situações relacionadas com acidentes. No entanto, existe um Seguro para Incapacidade Temporária, que engloba também os cenários relacionados com doenças

É o caso do Seguro Proteção Rendimento: mesmo que esteja a receber apoio por parte da Segurança Social, devido à baixa médica, poderá contar um apoio financeiro extra, pago através de indemnizações mensais.

Desta forma, é fácil perceber que o melhor Seguro para Incapacidade Temporária é o que salvaguarda a proteção dos seus rendimentos em caso de doença ou acidente. Mas existem outras características que deve ter em conta. Ao longo deste artigo, vamos explicar quais são para que possa escolher a melhor opção para si.

0-seguro-para-incapacidade-temporaria-exs.jpg

O que deve ter em atenção quando escolhe um Seguro para Incapacidade Temporária?

Vamos agora explicar quais os principais aspetos a ter em atenção quando se pretende subscrever um Seguro para Incapacidade temporária.

Avalie o grau de proteção das coberturas 

Verifique quais as coberturas estão incluídas no Seguro para Incapacidade Temporária. São as coberturas que definem o grau de proteção do seguro, sendo por isso importante que analise quais os riscos garantidos.

Incapacidade por doença ou acidente

Regra geral, os Seguros de Incapacidade Temporária cobrem apenas os riscos de acidente. No caso do Seguro Proteção Rendimento, esta proteção é alargada também às situações relacionadas com doenças. Ou seja, é garantido um apoio mensal cumulativo com o valor da baixa médica por doença durante 24 meses.

Hospitalização por doença ou acidente 

Esta cobertura disponibiliza um subsídio diário em situações de hospitalização, sendo esta uma importante ajuda financeira que deve ter no seu seguro. 

Despesas com os tratamentos por acidente 

Em caso de acidente, esta cobertura garante as despesas com os tratamentos. 

Morte ou invalidez 

Esta cobertura garante o pagamento de uma indemnização à Pessoa Segura ou aos seus beneficiários, no caso de morte ou invalidez permanente por acidente. Neste tipo de cobertura, é importante que verifique o valor da indemnização que será paga. 

Riscos Especiais 

Trata-se de uma cobertura especial que existe no Seguro Proteção Rendimento. Os riscos cobertos envolvem, por exemplo, a prática de desporto amador como jogos de futebol ou desportos radicais, entre outros.

Consulte as variáveis do prémio 

O valor do prémio do Seguro para Incapacidade Temporária está relacionado com o tipo e número de coberturas contratadas e com o valor do Capital Seguro, entre outras variáveis. 

Para que escolha a melhor solução para si, aconselhamos que reflita sobre as suas necessidades de proteção de forma a contratar apenas as coberturas que necessita. 

Calcule o Capital Seguro

Para que consiga definir o valor do Capital Seguro, aconselhamos que:

  • Primeiro, saiba qual a redução média que o seu salário vai sofrer, quando houver impossibilidade de trabalhar;
  • Em seguida, verifique qual é a diferença entre este valor e o seu ordenado atual.

Com este cálculo, já é possível ter uma noção clara do apoio financeiro que necessita para manter a sua qualidade de vida. Para que o cálculo do Capital Seguro seja ainda mais preciso e corresponda às suas necessidades, aconselhamos que tenha também em atenção as suas despesas. 

  • Gastos correntes: inclua todas as faturas mensais;
  • Gastos imprevistos: faça uma estimativa e pe4nse num valor confortável para dar resposta a situações como o conserto do automóvel ou uma avaria de um eletrodoméstico;
  • Gastos relacionados com a doença ou acidente: pense nas despesas adicionais relacionadas com o facto de estar em convalescença, como o transporte dos seus filhos, idas ao médico, entre outros.

Agora, com todas estas informações, será mais fácil definir o valor do Capital Seguro a contratar.

Como contratar o melhor Seguro para Incapacidade Temporária?

Com a EXS, mediadora de seguros com mais de 25 anos de experiência, o processo é rápido e sem complicações. E o melhor: a custo zero. 

Após a avaliação das suas necessidades e interesses, a EXS compara as melhores ofertas das principais Seguradoras de Portugal, através de uma simulação gratuita. Esta pesquisa permite que tenha acesso à solução mais vantajosa do mercado, de acordo com as suas preferências e com o melhor custo-benefício.

Na EXS vai encontrar:

  • Consultoria técnica, através de profissionais especializados e disponíveis para acompanhar todo o processo de contratação do seguro, da simulação à subscrição, incluindo o apoio durante a vigência do contrato;
  • Atendimento personalizado, sendo possível esclarecer todo o tipo de dúvidas com uma equipa experiente e com provas dadas no mercado de seguros;
  • Forte capacidade negocial, devido às parcerias realizadas com as 26 principais Seguradoras do país; 
  • Reputação confirmada, a EXS pertence ao TOP 5% das Melhores PME de Portugal.



Simular o Seguro de Incapacidade Temporária

Artigos Relacionados

Trabalho 1 min

A importância do seguro de acidentes de trabalho para sua empresa

Sabia que o Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório? Sabia que...
Acidentes 1 min

Qual é a importância do seguro de acidentes de trabalho em Portugal?

O [seguro de acidentes de...
Vida Crédito Habitação 4 min

Qual a melhor opção: contratar um mediador de seguros ou uma seguradora?

Para cada tipo de Seguro, existe um conjunto variado de ofertas e...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?