A fórmula que utilizamos para calcular o seu seguro multirriscos habitação depende de inúmeras variáveis, que vão determinar o seu grau de risco e o valor do prémio.

Como calcular seguro multiriscos

Os principais critérios de cálculo do preço do seguro são os seguintes:

- Recheio: Certifique-se de que o capital a segurar abrange o valor total do seu recheio e todos os bens que na habitação colocou, pois só assim garantirá a substituição dos bens afetados, em caso de incêndio, inundação ou outro imprevisto. Considere o valor dos bens à data da avaliação por novos com idênticas caraterísticas. Se tiver bens preciosos, eletrónicos, ou outros de relevante valor individual, deve indicá-los. Saiba que quanto maior for o valor total do seu conteúdo e quanto maior for a quantidade de bens valiosos, maior será o seu peso no cálculo do seguro multirriscos habitação.

- Valor do edifício: O prémio deste seguro vai considerar quanto custaria reconstruir o seu imóvel, em caso de destruição, provocada por um incêndio , por exemplo. Lembre-se que o custo de reconstrução não é o mesmo que o valor de mercado do seu lar. Para a reconstrução não é considerado o valor do terreno, mas sim todas as despesas com legalidades, materiais e mão de obra para refazer o edifício.

- Área de residência: O local onde habita terá impacto no cálculo do valor do prémio. Por exemplo, se a zona do seu código postal registar um nível de assaltos acima da média, o valor do seguro para o recheio do seu lar vai aumentar. Se a sua localidade tem um risco de inundação associado, também o prémio do edifício vai ficar mais caro.

- Investimento na segurança: Se verificar que a segurança da zona onde mora é um fator que está a pesar no custo do seguro multirriscos, pode optar por medidas de proteção adicionais, como o reforço das fechaduras ou a instalação de alarmes (ligado à Policia ou empresa de segurança).

- Finalidade do imóvel: Se a sua propriedade estiver alugada, a seguradora provavelmente vai subir o valor do prémio. Os inquilinos são considerados como menos propensos a cuidar do seu imóvel.

Consulte-nos para tirar todas as dúvidas sobre o valor do seu seguro multirriscos habitação.

 

Próximo artigo: O que deve considerar quando subscrever o seguro multirriscos?

Dúvidas frequentes sobre o seguro multirriscos
Quais são as coberturas do seguro multirriscos?
Guia para o seu seguro multirriscos

Subscreva a nossa newsletter e conheça as nossas melhores soluções


captcha  

+ info
Partilhe